Notícias

Salvador ganha 60 novos respiradores pra ajudar no tratamento da covid-19


Salvador recebeu nesta quarta-feira (10) 60 novos respiradores que vão dar suporte aos leitos de UTI destinados para o tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus. Os equipamentos foram enviados pelo Ministério da Saúde (MS) à prefeitura municipal. Nos próximos 10 dias, mais 50 respiradores vão ser adquiridos pela prefeitura. 
De acordo com o prefeito ACM Neto, 20 equipamentos vão para uma segunda tenda que será montada no hospital de campanha municipal que fica no antigo Wet'n Wild, na Paralela. Os demais vão ser distribuídos entre o Hospital Sagrada Família  e o Hospital Salvador, que passará a integrar a rede de atendimento à covid-19 neste final de semana.
O prefeito, no entanto, alertou, durante a entrega dos equipamentos, que mesmo com a chegada dos respiradores e a criação de novos leitos, não descarta a possibilidade de um colapso no sistema de saúde. Ele reforçou, mais uma vez, que os shoppings centers da capital baiana não vão abrir no próximo dia 16, como havia sido noticiado por alguns veículos de comunicação.
"Quando estive em março com o ex-secretário de Saúde Mandetta, ele fez uma projeção para Salvador que mostrava um esforço enorme que nós teríamos que promover para não obter colapso no sistema de saúde. Naquele momento, caia a ficha do quão desafiador seria essa tarefa, porque Salvador tinha 1200 leitos de UTI quando entramos na pandemia, boa parte deles ocupados e não não teríamos como desocupá-los para só tratar Covid. Então, teríamos um único caminho: o de correr atrás pra oferecer novos leitos. Fruto de um esforço conjunto entre o governo e prefeitura, já conseguimos oferecer mais de mil novos leitos destinados especialmente para covid", disse Neto. / Por: Dinaldo Silva/Bnews

Nenhum comentário