Sobe para mais de 5,3 mil o número de mortes após inundações na Líbia
![]() |
Projeção é de que o número de mortes possa duplicar | |
As autoridades da Líbia afirmaram, nesta quarta-feira (13), que o número de mortes em inundações no país após tempestade subiu para 5, 3 mil. Com mais de 10 mil pessoas desaparecidas, as autoridades avisam que o número de mortes pode duplicar.
Além disso, há ainda o estimativa de pelo menos 30 mil pessoas deslocadas em Derna, cidade mais atingida pela catástrofe, segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM).
A tempestade Daniel atingiu a Líbia na tarde do último domingo (10). Com isso, duas barragens romperam e espalharam 33 milhões de metros cúbicos de água. Em Derna, estima-se que cerca de um quarto da cidade tenha sido destruída.
O governo líbio lançou apelos por ajuda internacional e decretou estado de catástrofe no Leste da Líbia. Também foi decretado luto de três dias. Turquia, Emirados Árabes, Jordânia, Itália, Argélia e o Egito enviaram equipes de resgate para o país.
A França anunciou a instalação de um hospital de campanha para ajudar as populações afetadas, enquanto os Estados Unidos decidiram enviar “fundos de emergência para organizações de ajuda humanitária".
por Filipe Ribeiro
Nenhum comentário