Brazil Iron estaria adquirindo 100% da Bamin; saiba detalhes
![]() |
Divulgação/Bamin |
A Brazil Iron estaria adquirindo 100% da Bamin (Bahia Mineração). Segundo fontes do BNews, Henrique Carballal, presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), viajou para a Europa e esteve na Inglaterra e Alemanha fechando os últimos detalhes da operação bilionária.

Ainda de acordo com informações obtidas pelo BNews, a Brazil Iron tem um projeto de instalar no Porto Sul uma siderúrgica para produzir o HBI (sigla inglesa para ferro briquetado a quente). Esse projeto levaria seis anos contando que todas as licenças ambientais saiam nos prazos previstos, mas com a aquisição da Bamim, o prazo cai para menos da metade e a siderúrgica pode ficar pronta em apenas dois anos.
Controlada pelo Eurasian Resources Group (ERG) desde 2010, um dos maiores produtores mundiais de cobalto e cobre, a Bamin tem ativos importantes como a mina Pedra de Ferro, em Caetité, e o Porto Sul, em Ilhéus. Há alguns anos, a ERG busca um comprador para o projeto e chegou a abrir negociações com um grupo chinês, mas, segundo fontes do Valor, esbarra no tamanho do investimento necessário para tornar o projeto economicamente viável.
Em dezembro do ano passado, a Brazil Iron apresentou o novo projeto da companhia inglesa para os municípios de Piatã, Abaíra e Jussiape, na região da Chapada Diamantina. O projeto prevê o beneficiamento de minério de ferro, construção de ramal ferroviário e instalação de plantas siderúrgicas no território baiano. A produção de HBI, tido, atualmente, como a principal solução mundial para a descarbonização da indústria e produção de aço verde, será um dos resultados do planejamento.
por Redação BNews
Nenhum comentário