Hamas liberta reféns após acordo com Israel
![]() |
Ilustrativa/Pixabay |
O Hamas liberou neste sábado (8) mais três reféns israelenses, após dias de incerteza sobre a continuidade do cessar-fogo entre Israel e o grupo. Em troca, Israel deve libertar 183 prisioneiros palestinos.
Neste sábado (8) foram libertados os israelenses Ohad Ben Ami e Eli Sharabi, feitos reféns durante o ataque liderado pelo Hamas em 7 de outubro de 2023, e Or Levy, sequestrado no mesmo dia em um festival de música.
Esta foi a última etapa da primeira fase do acordo. A próxima fase vem sendo negociada e ficou ameaçada após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, dizer que os EUA devem tomar o controle da Faixa de Gaza após a guerra.
"A Faixa de Gaza será entregue aos Estados Unidos por Israel ao final da luta", afirmou Trump. O presidente dos EUA disse ainda que os palestinos serão "realocados em comunidades muito mais seguras e bonitas, com casas novas e modernas, na região", como no Egito ou Jordânia.
A fala de Trump aumentou as tensões sobre o acordo de cessar-fogo na guerra, considerado frágil. O Hamas repudiou a declaração, e chegou a classifica-la como "racista" e pediu para que as facções palestinas se unam contra os EUA.
Cadastrado por Daniel Serrano
Nenhum comentário