Japão alerta para megaterremoto que pode matar 300 mil pessoas e causar prejuízo trilionário; saiba mais

 

Ilustrativa/Freepik

O governo do Japão divulgou um relatório assustador na última segunda-feira (31) para o risco de um megaterremoto de magnitude 8 a 9 na costa do Pacífico nos próximos anos 30 anos. De acordo com a previsão, o tremor estima perdas econômicas de até US$ 1,81 trilhão (R$ 10,3 trilhões) e 300 mil mortes.

Apesar de não ter uma data estimada para o terremoto - que poderia desencadear tsunamis devastadores - o país tem uma probabilidade de 80% de enfrentar o fenômeno em Nankai Trough, área que se estende por 900 km, onde a Placa do Mar das Filipinas interage com a Placa Eurasiática.

De acordo com o estudo, a província de Shizuoka, no centro industrial do Japão, seria a mais afetada, prevendo mais de 100 mil mortes. Áreas como Tóquio e Osaka também sofreriam grandes impactos.

Em 2024, o Japão emitiu seu primeiro alerta para megaterremotos, informando que havia uma "chance relativamente maior” de um terremoto de magnitude 9 no vale, após um terremoto de magnitude 7,1 ter ocorrido na borda do vale. 

Victória Valentina

Nenhum comentário