Brasil pode registrar novo caso de gripe aviária; saiba mais
![]() |
Divulgação / Freepik |
O Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, está apurando um possível novo caso de gripe aviária nas proximidades de onde foi detectado o primeiro foco de H5N1 aqui no Brasil. O vírus foi identificado na última sexta-feira (16), em Montenegro, na região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, conforme informações de o portal Uol.
O Ministério da Agricultura apontou que a propriedade rural onde o vírus foi detectado não realiza vendas para o exterior. Ainda assim, foram feitas inspeções para coletas no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo. Ainda, foram realizadas análises em 29 de 30 localidades da região.
O possível caso pode ser encontrado em uma propriedade em Aguiarnópolis, no interior tocantinense, após análise preliminar indicar presença de Influenza A. Entretanto, o vírus é avaliado como de baixo risco.
"A investigação laboratorial está em curso e as medidas de controle de trânsito adotadas, com manutenção da situação sob controle e vigilância adequados", comunicou o Ministério da Agricultura, segundo a reportagem.
O Rio Grande do Sul, inclusive, decretou estado de emergência animal para, assim, ter uma "resposta mais rápida para o combate aos focos de influenza aviária". Em seguida, o governo de Goiás também apresentou calamidade como medida de prevenção, mesmo sem detectar nenhum caso.
Publicado por Vagner Ferreira
Nenhum comentário