Brasil registra novos casos de gripe aviária; saiba onde
![]() |
Divulgação / Freepik |
O Brasil registrou novos casos de gripe aviária. De acordo com informações de o jornal O Globo, com base em resultados de exames feitos pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), do Ministério da Agricultura e Pecuária, nove galinhas-d'Angola foram detectadas com o vírus no BioParque do Rio.
As aves ficavam na área da Savana Africana, que ficará interditada "por 14 dias como medida preventiva, conforme protocolos de biossegurança", conforme sinalizado pelo BioParque, em nota, segundo a reportagem. O caso está sendo acompanhado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, juntamente com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) e pela Superintendência de Defesa Agropecuária Estadual.
Vale ressaltar que, em 18 de junho, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) havia informado à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) que o Brasil está livre da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) após 28 dias sem possíveis casos.
O vírus H5N1, da gripe aviária, não é transmitido pelo consumo de carne ou ovo e é raro encontrar casos em humanos. A SES-RJ informou que desde o dia 17 de julho, 15 pessoas tiveram contatos diretos com as galinhas. Assim, se alguém apresentar algum sintoma em um período de 10 dias, “é aberto um protocolo de caso suspeito humano, e a pessoa é orientada a ficar em isolamento em sua própria residência", informou o governo do estado, segundo a reportagem.
O BioParque vai poder funcionar nas áreas que não estão infectadas, com restrição apenas na Savana Africana até completar 14 dias do protocolo. “A Secretaria de Estado de Agricultura, em conjunto com o Ministério da Agricultura e os responsáveis técnicos do parque, vem executando ações como o isolamento total da área afetada; monitoramento clínico de todas as aves; vistorias técnicas; rastreamento e controle de entrada e saída de materiais e pessoas", informou o governo do estado, em nota, conforme O Globo.
por Vagner Ferreira
Nenhum comentário