Notícias

Detector de infarto, saturação de oxigênio: Novos modelos de smartwatches revolucionam monitoramento da saúde

 

Ilustrativa | Freepik

Os relógios inteligentes, smartwatches, estão avançando tecnologicamente e alcançando até a área da saúde. Além de informar quantas calorias a pessoa queimou, eles detectam outros possíveis problemas de saúde.

Segundo informações do jornal O Globo, os relógios mais modernos podem monitorar a frequência cardíaca e a pressão arterial. O engenheiro civil Guilherme Rabello, de 56 anos, usava um smartwatch Samsung Galaxy Watch5 e foi alertado para uma arritmia cardíaca.

Ele ressaltou que chegou ao pronto-socorro em 10 minutos ao ver a notificação do aparelho. “Quando cheguei ao hospital, já tinha avisado minha médica. Mostrei os resultados e o aviso do relógio sobre o potencial de arritmia. O médico da emergência rapidamente falou: ‘Está certo, é isso mesmo’. Fizemos um exame complementar para confirmar e começamos o tratamento”, esclareceu ele.

Além do relógio, outros acessórios como pulseiras, anéis e roupas inteligentes ajudam nesse monitoramento da saúde. Em 2009 surgiu uma pulseira que contabilizava a quantidade de passos, as calorias gastas e até o sono.

Posteriormente, surgiram Apple Watch e outras marcas que fazem monitoramentos mais precisos envolvendo até funções de eletrocardiograma (ECG), oxímetro, além de detecção de queda e de afogamento, por exemplo.

Emilly Giffone


Nenhum comentário