Notícias

Pesquisa revela efeitos assustadores ao ficar três dias sem celular

 

Ilustrativa | Freepik

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, revelou de que forma o cerébro funciona com o uso excessivo do celular. A pesquisa mencionou alterações químicas como consequência da redução do uso desses aparelhos.

Os pesquisadores afirmaram que o uso em excesso dos smartphones podem causar efeitos psicossociais e somáticos. Para realizar a pesquisa, eles fizeram um teste com 25 jovens entre 18 e 30 anos, orientados a usar os aparelhos de forma limitada por 72 horas.

No teste, os envolvidos deeriam apenas fazer tarefas essenciais durante os três dias, como se comunicar com familiares. Antes e depois da testagem, os estudados passaram por exames de ressonância magnética para entender as mudanças, de acordo com informações do Uol.

Durante a realização dos exames, os jovens tiveram que observar três imagens: cenas neutras, como paisagens, e fotos de celulares ligados e desligados. Após os dias de limitação, foi comprovado que as mudanças ocorreram em áreas que despertam desejoo intenso e demonstram a dependência, como um vicio comparado a cigarro e drogas.

Outras áreas responsáveis por dopamina e serotonina, que regulam humor e dependência, também foram ativados. A redução do uso também mostrou a melhora na qualidade do sono e do humor.

Ainda segundo o Uol, algumas falhas na pesquisa ainda causam dúvidas sobre o resultado. Além de um número pequeno de pessoas como voluntário, não houve monitoramento para comprovar a limitação do uso do aparelho.

Emilly Giffone


Nenhum comentário