Aumento salarial? Reajuste pode ser mínimo e ficar abaixo do esperado para 2026; confira
![]() |
| Marcello Casal Jr/Agência Brasil |
O novo reajuste do salário mínimo deve ser menor do que o esperado para 2026. Isso porque, a mudança tem como base o índice de inflação, que deve ficar menor do que as previsões iniciais.
Antes estimado para R$ 1.627, o valor deve ficar em R$ 1.631, cerca de 7,2% a mais que o atual, conforme apontam os documentos enviados ao Congresso pelo Ministério do Planejamento que são utilizados para construir a proposta orçamentária.
No mês de novembro, a prévia de inflação registrou aumento de 0,20%, depois de ter avançado 0,18% em outubro. Em relação ao acumulado anual, iniciado em janeiro, o percentual chegou a 4,5%, ficando assim, dentro do teto da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) só deve divulgar definitivamente o novo piso salarial no próximo dia 10 de dezembro.
Pela regra, o reajuste do salário mínimo considera dois fatores: primeiro, a correção integral pelo INPC acumulado em 12 meses até novembro do ano anterior e um ganho real calculado com base no Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes. Porém, a correção do teto de gastos do novo arcabouço fiscal pode superar 2,5%.
Vale ressaltar que ao ser referência para diversos tipos de pagamentos, como aposentadorias, pensões e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o valor do salário mínimo precisa estar previsto nas propostas que tratam do Orçamento.
por Vagner Ferreira

Nenhum comentário