Notícias

Presidente da China diz que ação dos EUA na Venezuela afeta a ordem internacional

 

Ricardo Stuckert / PR

presidente da China, Xi Jinping, fez, nesta segunda-feira (5), a sua primeira manifestação pública após a ação militar do governo dos Estados Unidos que prendeu o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, no último sábado (3). 

O líder chinês afirmou que “práticas de unilateralismo e de intimidação hegemônica estão afetando gravemente a ordem internacional”. A declaração foi feita durante um encontro em Pequim com o primeiro-ministro da Irlanda, Micheál Martin, segundo nota oficial divulgada pela agência estatal chinesa Xinhua.

Sem citar os EUA ou Donald Trump, Xi defendeu que “todos os países devem respeitar o direito de outros povos de escolher de maneira independente seu próprio caminho de desenvolvimento”, além de cumprir o direito internacional e os princípios da Carta da ONU. 

A declaração foi coerente com o histórico do líder chinês, que raramente cita de maneira direta qualquer país ou chefe de Estado em seus discursos. Ainda assim, deixou clara a posição da China diante do que ele definiu como um mundo que vive “uma sobreposição de mudanças e turbulências”. “As grandes potências, em particular, devem dar o exemplo”, afirmou.

REAÇÃO

No domingo (4), o Ministério das Relações Exteriores da China disse que os Estados Unidos devem libertar imediatamente o líder venezuelano Nicolás Maduro e sua esposa, e resolver a situação na Venezuela por meio de diálogo e negociação.

Em um texto publicado no site oficial, o ministério pediu que os EUA também cuidem da segurança de Maduro e da esposa. Eles disseram que tirar os dois do país à força vai contra as leis e as normas internacionais.

por Redação

Nenhum comentário