Junho Verde: Bióloga detalha importância da biodiversidade para a humanidade

 

 Ilustrativa/Pixabay

Em um momento em que as mudanças climáticas e a degradação do meio ambiente estão em destaque nas discussões globais, a importância da biodiversidade para a humanidade ganha ainda mais relevância. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que o Brasil possui a maior diversidade biológica do mundo. 

Especialistas alertam que a biodiversidade não é apenas uma questão de conservação, mas um pilar fundamental para a sobrevivência e o bem-estar das gerações futuras. De acordo com a bióloga Isabela Duarte, o termo pode ser definido como o conjunto de todos os seres vivos que habitam o planeta, sejam eles plantas, animais ou microrganismos.  

As interações entre os organismos e o ambiente compõem os ecossistemas. Ou seja, um ecossistema é composto pelos elementos vivos e não vivos de um local, como o solo, a luz e a água. Um ecossistema depende diretamente da biodiversidade existente”, explicou Duarte. 

Ao BNews, a especialista detalhou quais são os principais benefícios que a biodiversidade traz para a saúde humana. 

“A biodiversidade sustenta a vida humana por meio de serviços ecossistêmicos. Os serviços ecossistêmicos, os serviços cedidos pela natureza, como a água que utilizamos, o ar que respiramos e a matéria-prima de nossas roupas, dependem de um equilíbrio entre os seres vivos e o ambiente para que estejam disponíveis. Ou seja, tudo o que precisamos para sobreviver depende da biodiversidade”, afirmou. 

Confira mais matéria do projeto Junho Verde!

Ainda de acordo com Isabela, os alimentos também são exemplos de serviços ecossistêmicos garantidos pela biodiversidade. A bióloga alerta que a perda dessa variedade possui impacto direto nas mudanças climáticas, podendo ocasionar diversas tragédias ambientais, como a que atingiu o Rio Grande do Sul no último mês. 

“Ao desmatar florestas para abertura de pastagens para gado, por exemplo, há grande emissão de gás carbônico retido nas plantas, o que impulsiona as mudanças climáticas. Além disso, as próprias mudanças climáticas que estamos enfrentando promovem a perda da biodiversidade”, destacou. 

Preservação 

A Revolução Industrial marcou um período de intensas transformações econômicas e tecnológicas. No entanto, trouxe sérios impactos ambientais para o nosso planeta. Isabela Duarte explicou como a crescente demanda por matéria-prima e a busca por menor custo levaram à poluição, à degradação de habitats e à exploração desmedida dos recursos naturais. 

“Com a revolução industrial, a demanda por matéria-prima escalou drasticamente. Com isso, o modo de produção prioriza o menor custo econômico, de modo a explorar o máximo dos recursos disponíveis, ainda que danos irreversíveis sejam causados. A poluição, a degradação de habitats e a exploração massiva interferem no equilíbrio da natureza”, afirmou. 

Questionada sobre as estratégias necessárias para a conservação da biodiversidade, a bióloga reforçou a necessidade de mudanças no consumo dos recursos naturais.

“A sustentabilidade é a principal saída, onde há exploração dos serviços ecossistêmicos de forma controlada, preservando a biodiversidade. Em um nível individual, podemos priorizar marcas que se importam com o desenvolvimento sustentável. Pequenas escolhas feitas todos os dias fazem a diferença, por mais que não pareça”, afirmou. 


por Gabriela Araújo

gabriela.araujo@bnews.com.br

Nenhum comentário