Anuncie aqui.

Notícias

Bolsas da Ásia e da Europa registram quedas após tarifaço de Trump; veja percentuais

 

Divulgação / Freepik

As tarifas ‘recíprocas’ aplicadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, têm gerado quedas nas Bolsas de Valores da Ásia e da Europa. De acordo com informações de o jornal O Globo, em Tóquio, a queda foi de 7,8%; em Seul, o recuo foi de 5,6%; já Sydney perdeu 4,2%; e Hong Kong teve o menor índice desde 1997, registrando déficit de 13,22%.

Sobre o câmbio europeu, Frankfurt cedeu 7,86% após perdas de mais de 10% durante alguns minutos; Paris recuou 6,19%; Londres teve queda de 5,83%; Madri apresentou baixa de 3,6%; e Milão ficou com menos 2,32%.

Devido às quedas na Bolsa, Pequim adotou medidas de retaliação contra os EUA. A partir da próxima quinta-feira (10), o país vai começar a aplicar 34% de taxas para todos os produtos americanos, além de controlar a exportação de sete minerais raros.

Tais medidas, segundo o vice-ministro do Comércio, Ling Ji, "protegem firmemente os direitos e interesses legítimos das empresas, incluindo as americanas", conforme apontou a reportagem.

Dentre as empresas asiáticas mais afetadas, estão as de tecnologia - Alibaba (-17%) e a sua concorrente JD.com (-14%). Setores automotivos, bancários, cassinos ou voltados para energia também foram prejudicados, assim como o petróleo (-3%).

 por Vagner Ferreira

Nenhum comentário