Modelo novo de trabalho: Conheça o ritmo profissional trabalho que acompanha o sistema biológico do funcionário
![]() |
Divulgação / Pixabay |
Nasce um novo modelo de trabalho, totalmente flexível, com foco apenas na produtividade final, ou seja, desde que o funcionário entregue o que foi pedido, com qualidade e no prazo estipulado, as empresas que aderiram a este sistema inovador, não querem saber quando, onde e como o trabalhador está desempenhando suas funções. Este é o "chronoworking" .
De acordo com a reportagem do portal g1, esse é um sistema de trabalho que segue o ritmo biológico do funcionário, permitindo que ele atue conforme se sente mais produtivo. “Criado pela jornalista britânica Ellen C. Scott, o modelo propõe mais flexibilidade para os trabalhadores, mas não há legislação brasileira específica para esse sistema”.
Segundo a matéria, as companhias que aderiram ao "chronoworking" afirmam que os efeitos são positivos, mas a implantação exige atenção às leis trabalhistas. “O modelo segue outras tendências do mundo corporativo que valorizam o bem-estar profissional e a retenção de talentos, como a semana de quatro dias, o "short friday", o “workation” e a licença parental estendida.Apesar de não existirem leis que regulamentem o "chronoworking", é necessário tomar alguns cuidados antes de aderir ao sistema, como respeitar a legislação trabalhista e considerar os cronotipos dos funcionários.Neste formato, o funcionário segue os horários do ritmo biológico do corpo. Ou seja: ele atua conforme se sente mais produtivo, em um modelo que atende aos "cronotipos" de cada pessoa”.
por Verônica Macedo
Nenhum comentário