Presídios baianos substituem revista íntima vexatória por equipamentos de alta tecnologia
![]() |
Divulgação |
Novos equipamentos de raio-x de esteira e de bodyscan corporal começaram a ser instalados nas unidades prisionais da Bahia, reforçando a segurança e dificultando a entrada de drogas, celulares e outros materiais ilícitos.
Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), a medida visa modernizar o sistema prisional, garantindo mais rigor no controle e, ao mesmo tempo, respeitando os direitos dos visitantes. O uso dos novos aparelhos segue decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que proibiu, desde abril, as revistas íntimas vexatórias, consideradas humilhantes.
O bodyscan permite uma varredura completa no corpo das pessoas, identificando objetos escondidos tanto nas roupas quanto nas partes íntimas ou até mesmo dentro do corpo. Já o raio-x de esteira inspeciona bolsas, mochilas e objetos pessoais, detectando qualquer material proibido.
Os primeiros equipamentos estão sendo instalados na Cadeia Pública de Salvador, na Penitenciária Lemos Brito e no Conjunto Penal de Feira de Santana, que deve concluir a implantação nos próximos dias. A expectativa da Seap é expandir essa modernização para todas as unidades prisionais do estado.
por Redação Bnews
Nenhum comentário