Notícias

Curso de medicina com nota baixa pode ter corte de vaga ou extinção

 

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Prevista pelo pacote, chamado pelo governo federal de “supervisão estratégica”, os cursos de medicina que tiverem desempenho abaixo do esperado no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) poderão ter reduzido o número de vagas de ingresso, a suspensão do vestibular e até extinção do curso.

De acordo com o anuncio feito pelos ministérios da Educação (MEC) e da Saúde, nesta terça-feira (19), o foco são as instituições de ensino superior com curso de medicina com notas 1 e 2 no Enamed, em uma escala de 1 a 5 do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Medidas como suspensão de vestibular e impedimento de ampliação de vagas começarão a ser aplicadas para os cursos de medicina em atividade no Brasil, a partir das notas obtidas no Enamed 2025, que serão divulgadas em dezembro.

O MEC poderá suspender as medidas cautelares, caso as faculdades de medicina com baixo desempenho solucionem os problemas e adotem as providências necessárias, uma vez que terão direito a defesa.

por Mariana Cedrim

Nenhum comentário