Calendário de pagamento do Bolsa Família é divulgado; confira
![]() |
| Reprodução / Lyon Santos / MDS |
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) divulgou o calendário de pagamentos do Programa Bolsa Família para o ano de 2026. Os pagamentos do benefício iniciam no dia 19 de janeiro e seguem até 23 de dezembro, com liberação dos valores ocorrendo nos dez últimos dias úteis de cada mês, de acordo com calendário divulgado.
Como acontece em todos os anos, o pagamento é escalonado conforme o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do cartão do programa. Os beneficiários com NIS final 1 recebem no primeiro dia do calendário mensal, enquanto aqueles com NIS final 0 recebem no último dia.
Em janeiro, os depósitos serão feitos entre os dias 19 e 30. Já a última parcela do ano está prevista para 23 de dezembro, seguindo o padrão adotado nos últimos anos, com liberação antes do Natal. Confira o calendário:

Quem pode receber?
Têm direito ao benefício as famílias com inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) com renda mensal por pessoa de até R$ 218.
Para evitar a perda do benefício, o MDS recomenda que cada beneficiário atualize os dados dele e da família no CadÚnico a cada 24 meses. Lembrando que, a partir de maio de 2026, os novos beneficiários de programas sociais sem biometria cadastrada precisarão emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Como sacar?
O pagamento é realizado pela Caixa Econômica Federal, principalmente por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite movimentar o dinheiro sem necessidade de ir até uma agência.
O saque pode ser feito em caixas eletrônicos, casas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e agências da Caixa. O beneficiário também pode utilizar o cartão do Bolsa Família ou o Cartão do Cidadão.
Quem tiver dúvidas sobre o Bolsa Família deve ligar no Disque Social, no número 121. Também é possível acionar o canal de atendimento da Caixa Econômica Federal, por meio do número 111. O beneficiário pode ainda consultar os aplicativos do Bolsa Família e da Caixa Econômica Federal, disponíveis para download gratuito nas lojas virtuais.
por Leonardo Oliveira

Nenhum comentário