Notícias

Deputado diz que proposta de 49 anos para aposentadoria integral deve mudar


Na proposta de reforma da Previdência proposta pelo governo consta que o trabalhador brasileiro terá que contribuir para o INSS por 49 anos se quiser receber 100% do valor da aposentadoria. A exigência, no entanto, segundo o presidente da comissão especial da reforma da Previdência Social, Carlos Marun, deve cair. 
"Vai mudar a regra dos 49 anos [para ter direito à aposentadoria integral]. Agora eu não sei o detalhe de como será. Tudo o que eu ouvi nas discussões ontem apresentadas, sinalizam muito positivamente para uma regra que eu considero até muito inteligente da parte de quem está propondo. Mas eu não sei bem os detalhes. Que não vai ser 49 anos, está fechado", declarou o Marun nesta segunda-feira (17). 

Pelas regras inicialmente propostas, o trabalhador precisa atingir a idade mínima de 65 anos e pelo menos 25 anos de contribuição para poder se aposentar. Neste caso, ele receberá 76% do valor da aposentadoria. A cada ano que contribuir a mais terá direito a um ponto percentual. Desta forma, para receber a aposentadoria integral, o trabalhador precisará contribuir por 49 anos, a soma dos 25 anos obrigatórios e 24 anos a mais.

Atualmente, o valor mínimo da aposentadoria é o salário mínimo e o teto é R$ 5.189,82, que é reajustado anualmente pelo INPC. De acordo com o governo, o mínimo continuará sendo o salário mínimo. (Fonte: RedeTv)

Nenhum comentário