Vacina produzida na Fiocruz passa a ser aceita em Portugal
Os brasileiros vacinados com o imunizante da Oxford, que já é produzido pela Fiocruz, já podem entrar em solo português sem precisar apresentar teste contra o Covid-19. É que, segundo a matéria publicada pelo O Globo, as autoridades de saúde de Portugal incluiram a vacina da Fiocruz na lista aceita pelo certificado digital da União Européia. A decisão foi divulgada em comunicado conjunto da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) e Direção Geral da Saúde (DGS).
Desde janeiro, após a Anvisa aprovar a inclusão do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), a produção do imunizante da Oxford está sendo produzido no Rio de Janeiro numa parecria entre a Fiocruz com a AstraZeneca.
Atualmente para ingressar em Portugal ou passar pelas fronteiras terrestres do país, apenas apresentando o certificado digital da União Européia, conhecido como o passaporte da vacina, que o visitante está liberado de fazer o teste negativo para coronavírus.
Leia mais:
Anvisa indefere pedidos de registro de três autotestes de covid-19
Cientistas chineses anunciam teste de Covid-19 com resultado em 4 minutos
Com 'início de queda' da Covid, Rui diz que não adotará novas medidas restritivas
Ainda segundo o Globo, apesar de vacinados, alguns brasileiros precisarão fazer o teste negativo para ingressar em Portugal desde que o imunizante que receberam não esteja contemplado na lista aprovada. Além disso, durante o período em que estiverem no País precisarão apresentar o documento digital vacinal para ter acesso a determinados locais.
Agência Brasil
Nenhum comentário