Ação do Ministério da Agricultura fecha fábrica clandestina de cachaça em Minas Gerais
Uma ação conjunta da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) resultou no fechamento de uma fábrica clandestina produtora e envasilhadora de cachaça e demais bebidas alcoólicas em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte. A ação ocorreu na terça-feira (3), após denúncias anônimas para a PCMG.
Na ocasião, auditores fiscais federais agropecuários do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Sipov-MG) e técnicos do IMA apreenderam 7.739 litros de cachaça adulterada e 235 litros de outras bebidas com indícios de fraude. Um homem foi preso em flagrante no local.
Matérias relacionadas:
- Setor produtivo lança diretrizes estratégicas da cadeia da cachaça até 2025
- Pesquisa diz que 55% dos brasileiros com mais de 18 anos consomem bebidas alcoólicas
No local, foram observados fortes indícios de falsificação de cachaça com utilização de álcool de procedência desconhecida. Também foram encontrados indícios de falsificação de outras bebidas (licores, aguardentes compostas, xaropes e vinhos), pela grande presença de embalagens utilizadas e vazias, bem como produtos engarrafados sem lacre original de fábrica.
O estabelecimento foi fechado cautelarmente. Todos os equipamentos, produtos acabados, rótulos e embalagens foram apreendidos. O responsável foi autuado e poderá sofrer as penalidades previstas na legislação vigente, após apuração de processo administrativo.
A cachaça
A cachaça é um destilado 100% nacional obtido exclusivamente da cana-de-açúcar. O produto deve ser devidamente registrado no Mapa e, portanto, a fiscalização e a inspeção tem por objetivo controlar e aferir todas as etapas de fabricação das bebidas produzidas no país como forma de garantir a saúde e a segurança do consumidor.
Leia também:
- Feiras internacionais de agronegócios podem gerar US$ 4,5 bilhões
- Câmara aprova projeto de lei que regulamenta autofiscalização do agronegócio
- Setor de ração animal deve crescer 3,5% neste ano, aponta levantamento do Sindirações
Segundo o Anuário da Cachaça 2021, no Brasil há 1.131 produtores de cachaça registrados. O estado com maior número de estabelecimentos produtores de cachaça é Minas Gerais. Em terras mineiras, há 397 estabelecimentos produtores e 1.908 marcas.
Divulgação/Ministério da Agricultura Redação BNews
Nenhum comentário