Fraudes em empréstimos consignados são alvos de operação da PF na Bahia
![]() |
Ilustrativa/Divulgação/PF-BA |
Um grupo criminoso que fraudava empréstimos consignados em benefícios previdenciários no Brasil é alvo da Operação Unlocked. A Polícia Federal, em conjunto com a Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social do Ministério da Previdência Social, deflagrou a missão nesta quarta-feira (21).
Iniciadas há quatro meses, as investigações identificaram um grande número de desbloqueios de benefícios previdenciários que tinha como objetivo a realização de empréstimos consignados na Agência da Previdência Social, na cidade de Ubaíra (BA).
Durante as diligências, uma estagiária da APS foi descoberta por promover os desbloqueios em massa dos benefícios - mais de 8 mil desbloqueios no período de um ano. O detalhe é que as ações aconteciam sem observar as normas internas do INSS e sem anexar nos sistemas os documentos de identificação do suposto requerente.
Dessa forma, foi constatado que os pedidos de desbloqueio eram realizados sem o conhecimento dos titulares dos benefícios. Em vez de anexar no sistema do INSS uma cópia do documento de identificação com foto do beneficiário, a suspeita anexava uma fotografia de um pinguim.
Além disso, uma agente financeira do município de Mutuípe encaminhava diariamente para a estagiária uma lista com nomes, números de benefício e CPFs que deveriam ser desbloqueados, com ajuda de contraprestação financeira.Mandados
No geral, quatro mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão temporária são cumpridos, nas duas cidades. Junto a isso, a quantidade de empréstimos fraudulentos realizados e os valores desviados estão em apuração.
Pedro Moraes
Nenhum comentário