Exame promete diagnosticar autismo em bebês em apenas 15 minutos
![]() |
Ilustrativa/Pixabay |
Uma tecnologia recém-aprovada nos Estados Unidos promete diagnosticar bebês com transtorno do espectro autista (TEA) em apenas 15 minutos. O exame, desenvolvido com a participação do neurocientista brasileiro Ami Klin, utiliza o rastreamento ocular de crianças entre 1 e 4 meses e 2 anos e meio enquanto elas assistem a vídeos. As informações foram exibidas no programa Fantástico, da TV Globo, neste domingo (19).
Enquanto as crianças assistem a 14 vídeos curtos, câmeras registram a movimentação de seus globos oculares, identificando padrões de atenção típicos e atípicos. De acordo com Klin, os bebês neurotípicos prestam mais atenção nas expressões emocionais, enquanto os com autismo observam a porta do carro abrir e fechar, por exemplo.
Nos Estados Unidos, o diagnóstico tradicional pode levar de dois a três anos, atraso que compromete o tratamento precoce para o desenvolvimento da criança. Com esse novo exame, as famílias poderiam buscar terapias de forma mais rápida.
A tecnologia foi aprovada pelo órgão regulador americano em agosto de 2023 e já está em uso em 47 centros especializados no país. Cerca de 5.800 crianças são avaliadas por ano. O equipamento para o exame custa cerca de 7 mil dólares, enquanto cada exame sai por 225 dólares.
Ainda não há previsão para a chegada da tecnologia ao Brasil, o que depende da aprovação dos órgãos regulatórios nacionais.
por Redação BNews
Nenhum comentário