Notícias

Mães questionam veto de Lula a pensão para crianças vítimas da zika

 

Reprodução / TV Brasil

O veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao projeto de lei (PL) de 2015 da senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) que previa uma indenização e o pagamento de pensão vitalícia às vítimas da síndrome congênita em decorrência da zika é criticado por famílias com crianças afetadas pela doença. Em substituição ao projeto, Lula assinou uma medida provisória (MP) que estabelece um auxílio financeiro de R$ 60 mil, pago em parcela única.

Conforme noticiou o portal Metrópoles, as mães consideram o valor insuficiente devido ao volume de gastos com medicamentos, cirurgias, exames, plano de saúde e outros cuidados exigidos ao longo da vida. Elas fazem pressão aos congressistas para derrubar o veto. 

Uma sessão conjunta para análise dos vetos deve ocorrer na segunda quinzena do mês de junho, na semana de 14 de junho. O Ministério da Saúde não informou o número de crianças que passaram pelos procedimentos cirúrgicos. 

O Ministério da Saúde, desde 2023, mantém diálogo ativo com as mães de crianças com SCZV, realizando reuniões regulares e adotando medidas a partir dessas demandas. Em Pernambuco, por exemplo, mais de 170 crianças foram avaliadas e 79 já foram indicadas para cirurgia”, disse a pasta.

 Yuri Pastori

Nenhum comentário