Notícias

Lula reúne ministros para conversa final sobre medidas de reação ao tarifaço nesta segunda-feira (11)

 

Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente Geraldo Alckmin se reúnem nesta segunda-feira (11) com ministros envolvidos na construção de medidas de resposta ao tarifaço do governo de Donald Trump.

Esta será a última reunião com os envolvidos no pacote, já que Alckmin declarou, na quinta-feira (7), que o plano seria divulgado até terça-feira (12). De acordo com ele, as medidas já estavam bem encaminhadas, e só faltava Lula “bater o martelo

O Executivo tem repetido que o objetivo do pacote de medidas é dar fôlego aos setores afetados pelo tarifaço e proteger a economia e os empregos.

As medidas do plano de contingência devem contemplar linhas de crédito, adiamento das cobranças de tributos e contribuições federais, além de compras públicas de mercadorias perecíveis.

Um dos responsáveis pela articulação do plano é Alckmin que, no último sábado (9), afirmou que o governo lançará um "programa bem amplo".

"Tem setores que nos preocupam. Café, carne e especialmente indústria de máquinas — motores e máquinas. O produto commodity é mais fácil você encaixar em outro lugar. A indústria é mais específica, é mais difícil. Por isso, o governo está lançando — aguarde aí, 24, 48 horas — um programa bem amplo de apoio para preservar emprego e as empresas poderem retomar e fortalecer sua atividade econômica", afirmou Alckmin na ocasião.


por Rebeca Santos

 

Nenhum comentário