STF determina bloqueio milionário no sindicato do irmão de Lula em investigação sobre esquema criminoso
![]() |
| Divulgação |
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, determinou o bloqueio de aproximadamente R$ 390 milhões em bens, móveis, imóveis e valores do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi). A entidade tem como vice-presidente José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A decisão de Mendonça, relator da Operação Sem Desconto no STF, foi tomada depois que a Polícia Federal (PF) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentaram ao Supremo indícios de “movimentações financeiras atípicas indicando pulverização, fracionamento e passagem de valores do Sindnapi para pessoas físicas e jurídicas ligadas à diretoria, em atos típicos de lavagem de dinheiro”.
De acordo com a TV Globo, Mendonça escreveu na decisão que existem “fundadas suspeitas de relevante participação dos representados nos ilícitos apurados”, e de atuação de um “grupo criminoso organizado para lesar aposentados e pensionistas mediante descontos indevidos e posterior lavagem dos vultosos recursos ilícitos obtidos”.
por Daniel Serrano

Nenhum comentário