Envolvidos com mineração ilegal de ouro na Bahia viram alvos de operação PF
![]() |
PF | Ilustrativa |
Três mandados judiciais - um de prisão e dois de busca e apreensão - foram cumpridos pela Polícia Federal, nesta segunda-feira (26), na cidade de Nordestina (a 354 km de Salvador), contra envolvidos com mineração ilegal de ouro.
Conforme divulgado pela PF, a Operação Lixiviação é um desdobramento da “Operação Garça Dourada”, deflagrada no dia 06/06/2023, quando foi identificado que os investigados praticavam a extração ilegal de ouro.
Ainda de acordo com a polícia, as investigações apontaram que os suspeitos também atuaram com a construção de laboratórios, onde recebem e refinam “rejeitos” de moagens executadas por garimpeiros ilegais, através de processo químico industrial.
Segundo a Polícia Federal, os investigados irão responder pelos crimes de usurpação de bens da União, associação criminosa, posse de artefatos explosivos, extração ilegal de recursos minerais, uso/armazenamento ilícito de substância tóxica, perigosa e nociva e lavagem de dinheiro. As penas, somadas, podem chegar a 29 anos de reclusão.
Redação
Nenhum comentário