Notícias

Tarifaço de Trump já está em vigor para os exportadores brasileiros; entenda motivo

 

Reprodução / Redes Sociais

O tarifaço imposto ao Brasil pelo presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump,  começaria oficialmente em 1º de agosto, mas, para os exportadores brasileiros, ele já vigora. Isso porque os contratos que estão para ser fechados antes desta data já são pensados com base na taxa de 50% anunciada pelo governo americano.

Como explica a reportagem da coluna de Míriam leitão, de o jornal O Globo, “o Brasil está sob o impacto de uma tarifa enorme e, caso se concretize o pior cenário, sendo realmente aplicada a tarifa de 50% sobre o Brasil, os Estados Unidos também vão sentir. Haverá reflexo nos preços dos supermercados”.

Isso se justifica porque os EUA dependem demais da importação brasileira de commodities como a laranja. Mas no Brasil, o setor industrial já sente os impactos negativos do anúncio dessa medida tarifária.

E os que o empresariado nacional se pergunta é: Será preciso fazer um programa de socorro às empresas? “Se isso for feito, vai significar gastar mais. A Abipesca [Associação Brasileira da Indústria de Pescados ] falou entre R$ 800 milhões e R$ 900 milhões. A questão é o impacto fiscal que teria esse amparo aos exportadores, num momento em que lidamos com dois problemas na economia: a inflação, que está cedendo, especialmente a de alimentos, dando certa tranquilidade, e o problema fiscal, que continua preocupante. A tarifa entra em vigor em dez dias, mas está nesse momento presente em todas as mesas de decisão das empresas brasileiras, que vivem o dilema do que fazer em meio a toda essa incerteza”, conclui Míriam Leitão em sua análise econômica.

por Verônica Macedo

Nenhum comentário