Notícias

TSE toma decisão em meio à processo eleitoral; saiba detalhes

 

Reprodução

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que não tem a intenção de enviar observadores brasileiros para as eleições presidenciais na Venezuela, que acontecem no dia 28 de julho. A informação é do portal G1. 

Os observadores são designados por organismos internacionais, por meio de um acordo prévio entre as nações, para acompanhar o processo eleitoral de um país. De acordo com o TSE, o objetivo é garantir que as eleições sejam transparentes, isentas e dentro da legalidade.

O Ministério das Relações Exteriores não recebeu manifestação oficial do TSE, mas diplomatas afirmaram que seguem monitorando o cenário no país vizinho. Na semana passada, a Venezuela revogou o convite para que a União Europeia enviasse observadores internacionais para as eleições presidenciais. 

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, controlado pelo presidente Nicolás Maduro, que concorre ao terceiro mandato, fez um acordo com a oposição no ano passado para realizar as eleições.

Porém, observadores afirmam que houve uso de recursos do Estado na campanha, diferença de tempo de TV e meios de comunicação entre partidos, além da desqualificação de candidatos. 

Cadastrado por Marco Dias

Nenhum comentário